Seminario1
A Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano. Como ciência é composta por um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, considerando como objeto de estudo o “homem”, expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade. A ciência tem uma característica fundamental - aspirar à objetividade -, deve possibilitar uma continuidade e reprodução das experiências sempre a partir de algo que foi anteriormente desenvolvido.
Portanto, a psicologia se caracteriza como “ciências psicológicas” pela diversidade de objetos de estudo, o que se justifica porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação.
A Psicologia tem como propósito maior estudar o comportamento, as atitudes, as relações, os grupos, os processos que dizem respeito ao ser humano em todas as situações de sua vida, porém, cada área tem um objetivo específico e utiliza de recursos e procedimentos peculiares. Sendo assim, aPsicologia do Trabalho tem como objetivo estudar as relações de trabalho e o processo produtivo; os conhecimentos, as técnicas, os recursos utilizados estarão sempre em função da realidade e das exigências do contexto empresarial, do ambiente e das condições de trabalho, do crescimento e desenvolvimento humano, sendo a promoção da saúde do trabalhador, naquele espaço de trabalho, o objetivo maior dessa área da Psicologia.
“O indivíduo moderno encontra dificuldade em dar sentido à sua vida se não for pelo trabalho” (ARENDT apud ALBORNOZ, 2000, p. 24).
A psicologia do trabalho busca também, com seu conhecimento, promover a saúde a partir da intervenção nas relações e formas de trabalho, por isso estuda as fontes do estresse, as consequências