ATPS Alfabetizaçao e letramento
Conteúdo deste trabalho é referente à educação, da década de 40 até os dias atuais. No seu desenvolvimento será pautado o significado de alguns termos usados para alfabetização.
Etapa 1
Passo 2
Ano/época
Marco histórico
Escolarização
Alfabetização
Década de 40-
Século XX
Começou a se intensificar a democratização, onde a escola passou a receber um número de alunos muito mais numeroso e heterogêneo, pois surgiu a gratuidade do ensino em todos os graus. Foi criado o Instituto Rio Branco com o objetivo de recrutar educar pessoas para a carreira democrática. Foi criado o SESI , o SENAC e o EJA(educação para jovens e adultos).
Em 1940, menos de um terço das pessoas entre 7 e 14 anos freqüentavam a escola.
A taxa de analfabetismo era de 56,8%.
Era utilizado o método misto, que traz metodologias sintéticas de educação e metodologias analíticas.
Até os anos 80 do
Século XX
Começou a ser introduzida no Brasil a organização por ciclos, pois a preocupação com a evasão e a repetência foi expressiva, surgindo o Ciclo Básico de Alfabetização – CBA como uma política de oposição ao
Regime Militar. O Ciclo Básico de Alfabetização pretendia assegurar aos alunos matriculados na 1ª série do ensino fundamental, um prazo de dois anos na alfabetização, com o objetivo de reduzir a reprovação na 1ª série e diminuir o índice de evasão escolar.
Em 1980 em média 31,9% das crianças de 5 e mais anos, eram analfabetas.
O uso da cartilha era feito como material didático fundamental para o processo de alfabetização. A série de alfabetização era a 1° série, onde não se passava para o ciclo seguinte se não fosse alfabetizado.
Anos 90 do século XX até o início do
Século XXI
Foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente que veio reafirmar no capítulo IV, artigo 54, inciso IV o direito das crianças de 0 a 6 anos de idade ao atendimento em creches e em pré-escola. A educação infantil passou a fazer parte do sistema nacional de ensino, ficando referenciado como