seminario Gen Mol 2
Fundamentalismo –
Os fundamentalismos surgiram no Ocidente a partir de questões religiosas e posteriormente difundiram-se para outras partes do mundo tomando outras conotações, principalmente políticas.Os fundamentalistas protestantes eram radicalmente opostos à modernização do cristianismo
O fundamentalismo não está associado apenas ao fanatismo religioso. Todos os sistemas – quer culturais, científicos, políticos, econômicos e artísticos que se apresentam como detentores exclusivos de uma verdade e portadores de solução única para os problemas devem ser considerados fundamentalistas.
Pluralismo cultural e religioso –
A modernização da sociedade com a urbanização faz surgir o pluralismo cultural e religioso, Que pode ser visto como erosão da identidade religiosa e capaz de criar ameaças às instituições e comportamentos seculares.
Slide 3 - O pano de fundo para o bioterrorismo
Crescimento Populacional –
A expansão da humanidade foi tal que hoje vivemos em uma cidade global e as fronteiras e os nacionalismos ganham outra conotação. A expansão geográfica e crescimento demográfico aumentaram drasticamente a demanda por bens de consumo a qual, por sua vez, incidiu sobre a demanda de energia. Em consequência, cresceram as demandas por alimentos e por mais terras.
biotecnologia genômica –
É assim, nesse cenário, que a biotecnologia genômica está inserida, trazendo a perspectiva do aumento da produção de alimentos e energia para a humanidade e a perspectiva de novas terapias mais eficientes para doenças como o câncer e neurológicas, entre outras.
A possibilidade de aumentar drasticamente a produção de alimentos, de promover curas inéditas e, principalmente, de se obter no mercado lucro exorbitante com os produtos desenvolvidos incentivou a biotecnologia genômica.
Difusão do conhecimento –
Em decorrência, esse conhecimento se difundiu para todas as universidades e instituições de pesquisas. Qualquer aluno com um mestrado ou doutorado em biologia ou