Física II
Grandeza vetorial na direção do eixo do dipolo, no sentido da carga negativa para positiva e de módulo é dada por p=qd. No SI a unidade é
Coulomb-metro (C.m)
Um sistema formado de duas cargas elétricas de valores absolutos iguais e de sinais opostos (+q e -q), separadas por uma distância d, geram um dipolo elétrico. Essa distribuição de cargas muito simples, tem muita importância no eletromagnetismo porque pode ser usada como modelo para várias situações de interesse, como por exemplo, o estudo das bases físicas do eletrogardiograma. O dipolo pode ser representado por um vetor que apresenta uma grandeza infinitamente pequena, uma direção (linha que une os dois pólos), uma origem (corresponde ao ponto localizado a meia distância das duas cargas elétricas) e um sentido (seta ou farpa), que é indicado a a partir da origem em direção à carga positiva.
Dipolo Elétrico
A equação para o cálculo do dipolo pode ser escrita do seguinte modo onde p é chamado de momento de dipolo elétrico, p=qd. Assim, o momento do dipolo pode variar dependendo da quantidade de cargas separadas e da distância entre o dipolo e a distância que separa as duas cargas.
Um dipolo elétrico em um meio condutor gera um campo elétrico característico e seus efeitos elétricos podem ser detectados poe eletrodos localizados a uma determinada distância do mesmo.
Geralmente os efeitos elétricos do dipolo sobre um ponto, só interessam em distâncias muito grandes, comparadas com as dimensões do dipolo, isto é, em distancias tais que z >>>>>d,
Fluxo de um campo vetorial
Representa a quantidade de uma determinada grandeza que atravessa uma determinada área