Seminario De Metodologia PLAGIO
AUTOR: é sempre aquele a quem se deve uma obra.É alguém que tem uma determinada visão do mundo e exprime-a em termos artísticos ou científicos. E ainda, segundo a lei brasileira que trata sobre os direitos autorais ,em seu artigo 11 ,"autor é a pessoa física criadora de obra literária , artística ou científica." Portanto , pertence ao autor de uma obra o direito exclusivo de publicar , reproduzir e utilizar sua obra . Porém , há casos em que o autor de um artigo está apenas na lista de agradecimentos , e não na lista de autores ; e as vezes , nem isso,pois o "chefe" nem sempre é autor por definição.
PLÁGIO: é o ato de apresentar como sua uma obra intelectual de qualquer natureza(texto,música,fotografia e assim por diante).O plágio vai muito além da atitude de copiar uma fonte ,palavra por palavra , sem fazer referência ao autor.É também considerado plágio a utilização da essência da obra de um autor de uma forma distinta da original , e ainda , quando se muda algumas palavras ou se reformula um parágrafo sem fazer a devida referência .
DIREITO DO AUTOR OU DIREITO AUTORAL MORAL: são direitos intransferíveis e irrenunciáveis, que asseguram a autoria da criação ao autor da obra intelectual.
DIREITO AUTORAL PATRIMONIAL: são direitos que podem ser cedidos ou transferidos a outras pessoas, às quais o autor concede o direito de representação ou mesmo de utilização de suas criações. O caso mais comum , é que para publicar algum trabalho, o autor transfira os direitos autorais patrimoniais para o editor da revista.
VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS :é a utilização ,sem autorização do proprietário dos direitos autorais ,de determinado material .Lembrando que , o proprietário nem sempre é autor .
DOMÍNIO PÚBLICO:são obras que não são protegidas pelos direitos autorais