Orientações sobre apresentação de seminário 05 2010.doc
[pic]
Imagem disponível em: http://www.cleberepriscielem.com.br Acesso: 12/05/2010
Só para esclarecer: a palavra seminário, oriunda do latim seminariu significa viveiro de plantas onde se fazem sementeiras. Pressupõe-se, então, que sementeira sugere proliferação daquilo que se semeia. Como estamos lidando com o “mundo das ideias” é possível associar a técnica do Seminário a um momento de semeadura de idéias. Lembrem-se: as boas ideias, assim como as boas sementes, produzem bons resultados e novas ideias.
I.Sobre o momento de apresentação:
1. Apresentar o grupo e o tema sob sua responsabilidade;
2. Apresentar os objetivos do tema específico no qual o grupo trabalhou;
3. Assegurar-se de que o público possa ver e ouvir sua explanação sem problemas, ou seja, não se deve ‘dar as costas’ para o público. O seu olhar e o tom de voz, nesse momento, são muito importantes para o sucesso da apresentação.
4. Permanecer no local após a apresentação do grupo – tal atitude demonstrará consideração e respeito aos colegas que apresentarão por último.
5. O grupo poderá indicar um ou dois componentes para apresentar o trabalho, contudo, é necessária a presença de todos no momento da apresentação.
6. O projetor multimídia estará disponível.
II. A apresentação escrita deverá ser entregue no dia do seminário, de acordo com as normas da ABNT – capa, folha de rosto, sumário, introdução contendo os objetivos do trabalho; desenvolvimento do tema, conclusão e referências.
Obs. Lembre-se das recomendações com respeito às cópias: o trabalho que apresentar plágio será anulado. Dê crédito às fontes consultadas.
Bom trabalho!
Referências
MEDEIROS, J.B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 2005.
SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21.ed. São Paulo: