Seminario de Lipideos 2014
R: O colesterol não pode ser utilizado como combustível celular pois ele não pode ser catabolizado a CO2 e H2O.
2-O colesterol tem com destino a excreção fecal sob a forma de coprostanol e colestanol;conversão em sais e ácidos biliares (ácido cólico e taurocólico) que emulsificam as gorduras no intestino; coversão a vitamina D que regula os níveis plasmáticos de cálcio e fósforo; conversão a hormônios esteróis, nos ovários estrogênios e progesterona, nos testículos testosterona, na córtex adrenal mineralocorticoides, glicocorticoides e cortisol. Quais as suas origens no nosso organismo?
Acetil Coa
3- Quais são as origens e destino do Acetil-CoA?
R: A transformação de piruvato, que se encontra no citossol, em Acetil CoA, se dá na mitocôndria. Onde o processo que transforma o piruvato em Acetil Coa se chama Descarboxilação oxidativa. A formação do Acetil CoA é catalisado pelo sistema chamado complexo piruvato desidrogenase. Já o destino dependendo do ciclo respiratório do indivíduo respirante.
4-Quais as origens e destinos dos corpos cetônicos (KB)?
5- Quais são as substância consideradas corpos cetônicos e quais as condições que levam ao aumento delas?
São elas: acetoacetato, betaidroixiburitrato e acetona. Normalmente a quantidade de corpos cetônicos no sangue é baixa, mas em situações como o jejum prolongado ou o "diabetes mellitus", suas concentrações podem aumentar muito, levando o indivíduo a um estado de "Cetose" que pode ser fatal.
6 – Como KB são eliminados do organismo?
É eliminada através da urina.
7-Qual a enzima contida no tecido adiposo que hidrolisa as ligações éster e separa as partes componentes dos triglicerídeos?Como ele é ativada e inibida?
A hidrólise ocorre no tecido adiposo por ação da “lípase hormônio sensível” ( LHS) que hidrolisa as ligações éster e pela célula adiposa. Ativada