Seminario De Ginastica
EDUCAÇÃO FÍSICA
AMANDA - R.A:
JEAN B. S. ANDRADE - R.A: 1578128459
LEIANE EMILY C. ALVES -R A 1575155444
LUANA -RA
THAMARA - R.A:
CONTEÚDOS DE GINÁSTICA
Professora Régia Cristina Freitas
BRASÍLIA, DF
MARÇO / 2015
INTRODUÇÃO
Podemos observar que as aulas de educação física priorizam a maior do tempo e intensidade com conteúdos esportivos e coletivos, limitando seus alunos de outras vivências. Proporcionar o bem estar do educando, possibilitando experiências de movimentos diferenciados, ampliará cada vez mais o acervo motor e melhora acentuada das diferentes capacidades físicas a serem utilizadas por seus participantes.
A falta de conhecimento destes educadores, ou mesmo ausência de vivência a respeito desta tão importante modalidade, os leva a desconhecer o seu caráter pedagógico no processo de aprendizagem da atividade corporal.
A Ginástica é uma modalidade que busca conhecer mais do corpo, exigindo interação constante entre físico e intelecto, proporcionando prazer na realização e superação de seus limites.
Através deste trabalho buscamos conhecer mais a respeito dos conteúdos da Ginástica, podendo além de melhor divulgar a sua importância, ampliar as perspectivas de trabalho nas aulas de Educação Física.
DESENVOLVIMENTO
1. HISTORIA DA GINASTICA NO BRASIL E NO MUNDO
A Ginástica não é algo recente na sociedade. Sua denominação remonta aos agrupamentos desportivos gregos, como a arte de exercitar o corpo nu (em gregogymnos). Segundo Rouyer (1977).
Para AYOUB (2003), essa associação entre o exercício físico e a nudez, traz o sentido do despido, do simples, do livre, do limpo, do desprovido ou destituído de maldade, do imparcial, do neutro, do puro. O século XIX representa um importante período para a compreensão das raízes da GG e da Educação Física.
Segundo Soares (2001, p.71), a Ginástica como “prática científica é constitutiva da mentalidade burguesa, destacando-se pelo seu