seminario contabilidade empresarial
A tomada de decisões dentro de um empreendimento ou empresa e constante e quanto mais subsidios tivermos mais fácil será esta tarefa. Com a aprendizagem de novos conceitos, técnicas e procedimentos conseguiremos que estas informações sejam levadas aos tomadores de decisão, o que acarretará uma maior agilidade e segurança para a atuação dos mesmos.
Podemos ainda notar que o papel do contador não é meramente lidar com números frios e colocar no papel números resultantes de ações tomadas sem que se tenha um planejamento correto. O contador hoje e responsável por números mas que serão usados para a tomada de decisões e assim colaborar para o planejamento estratégico da empresa. Antecipar o mercado, antecipar compras e vendas, planejar o estoque, são algumas das ações que serão possiveis através dos números e procedimentos análisados pelos contadores.
DESENVOLVIMENTO
1ª PARTE
PASSIVO CIRCULANTE
Passivo circulante são as obrigações que normalmente são pagas dentro de um ano: contas a pagar, dívidas com fornecedores de mercadorias ou matérias-prima, impostos a recolher (para o governo), empréstimos bancários com vencimento nos próximos 360 dias, provisões (despesas incorridas, geradas ...)
Depósitos, restos a pagar, antecipações de receita, bem como outras obrigações pendentes ou em circulação, exigíveis até o término do exercício seguinte. Fonte: Tesouro Nacional
Obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer do exercício seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar. São considerados exemplos de passivo circulante;
- fornecedores ou duplicatas a pagar;
- empréstimos bancários;
- INSS a recolher;
- encargos sociais a pagar;
- salários a pagar;
- impostos a pagar;
- provisão para 13° salário;
- PIS receita bruta a recolher;
- entre outras mais.
RESULTADO LÍQUIDO