Equipamentos Rotativos
7 de junho de 2010
1. INTRODUÇÃO
Os redutores são utilizados em diversas áreas da indústria, onde são acoplado em diversos tipos de equipamentos, exemplo disso são as caixas de cambio, pois o cambio de um carro não deixa de ser um redutor de velocidade. Neste trabalho comentaremos não só dos redutores, mas também dos variadores e multiplicadores de velocidades que são usados nas Industrias de diversos seguimentos. A dificuldade das informações foram regulares, pois como o assunto é bastante pequeno, tivemos que procurar em diversos livros e explorar bastante o conteúdo para escrever minuciosamente sobre estes assuntos.
pág. 7
Redutores, Variadores e Mulplicadores de Velocidade
7 de junho de 2010
2. REDUTORES
Redutor de velocidade como o próprio nome diz tem como finalidade reduzir velocidade de rotação em eixos. Os redutores podem ser constituídos de engrenagens paralelas, cônicas e com cora e rosca sem-fim. Os elementos que compõe um redutor são: Eixos de entrada e saída .
Rolamentos.
Engrenagens.
Carcaça.
Os redutores são fabricados com simples redução, dupla redução, tripla redução, etc. Em várias relações de transmissão nas diversas formas classificadas. Sua aplicação varia com as condições e exigências do projeto da máquina.
2.1 TIPOS DE REDUTORES
2.1.1 REDUTORES COROA E ROSCA SEM FIM
Simplicidade, baixo custo, reduções elevadas com um único estágio, facilidade de manutenção, baixo rendimento, baixa capacidade térmica, baixa relação entre torque transmitido/peso.
Figura 1: Redutor de Rosca sem Fim
pág. 8
Redutores, Variadores e Mulplicadores de Velocidade
7 de junho de 2010
2.1.2 REDUTORES DE ENGRENAGENS HELICOIDAIS
Relativa simplicidade, médio custo, consegue-se baixas reduções para transmitir altas potências, facilidade de manutenção, alto rendimento, alta durabilidade, boa capacidade térmica, peso elevado para grandes reduções com alto torque.