Indices multidimensionais
1. Introdução aos Índices multidimensionais
2. Fundamentos teóricos sobre os Índices multidimensionais
3. Aplicações
4. Conclusão
5. Referências bibliográficas
1. INTRODUÇÃO AOS ÍNDICES MULTIDIMENSIONAIS
Esses tipos de índices na linguagem java são utilizados em arrays e matrizes, fazem parte do pacote java.util na coleção da API do java. São objetos de recipientes que contém um número fixo de valores de um único tipo. O comprimento de um array é estabelecido quando criado, sendo que após a criação o seu comprimento fica fixo.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS SOBRE OS ÍNDICES MULTIDIMENSIONAIS
Cada item em um array é chamado de elemento, e cada elemento é acessado pelo número, o índice. Abaixo é mostrado se dá esse acesso aos seus elementos, lembrando que sempre sua numeração começa em 0.
Declarando Arrays
Na declaração de um array, cada elemento recebe um valor padrão, sendo 0 para números de tipo primitivo, falso para elementos booleanos e nulo para referências.
Descobrindo o tamanho de um array
Por padrão, cada array sabe seu próprio tamanho, independente de quantos valores forem inseridos. O array armazena na variável de intância o método length, que retorna o tamanho do array especificado.
Inicializando um array
Quando inicializamos um array no momento da declaração, é vista uma lista de valores separados por vírgulas dispostos entre chaves.
Percorrendo Arrays
A instrução for aprimorado, como é conhecida, serve para obter elementos de um array, sem a possibilidade de alterá-los, se caso houver necessidade de modificar os elementos, isso pode ser feito com a instrução for controlada por contador. Na sintaxe do for aprimorado é dividida pelos seguintes parâmetros:
O tipo com um identificador;
O nome do array no qual serão feitas as interações.
Arrays multidimensionais