Vetores - Lógica de programação
1º ETIM - INFORMÁTICA PARA INTERNET
Lógica de Programação
VETORES UNIDIMENSIONAIS E MULTIDIMENSIONAIS
Carlos Eduardo Camargo Sanches
08/04/2015
Vetores
Vetores são variáveis compostas que podem armazenar um conjunto de valores. Todos estes valores são referenciados através do nome do vetor (o mesmo para todo o conjunto de valores) e de um índice (distinto para cada valor.) As variáveis vetoriais são análogas aos vetores usados na matemática e na física, em que um vetor, por exemplo: é constituído por três valores 𝓍₁, 𝓍₂ e 𝓍₃ neste caso o nome do vetor é 𝓍 e os índices são 1, 2 e 3. Ao contrário de um escalar que possui só um valor, 𝓍 é uma variável composta por 3 valores. As variáveis vetoriais na prática são constituídas por um grande número de valores. Os valores armazenados numa variável vetorial são todos do mesmo tipo. Os vetores são imprescindíveis quando se quer armazenar diversos valores de um mesmo tipo e referenciá-los com o mesmo nome. Por exemplo, para armazenar as idades de vários alunos de uma turma, poderia-se criar um vetor idade com 8 posições; cada índice de 0 a 7 corresponderia a um funcionário. Lembrando que a contagem dos índices começa sempre do 0.
- Vetores Unidimensionais
Em vetores unidimensionais, só existe uma linha e várias colunas(apenas um índice). Por exemplo, possamos declarar um tanto 𝓍 de idades utilizando apenas uma variável e apenas uma linha. Os vetores são declarados anexando-se ao nome da variável um colchete com o número de posições(colunas) que o vetor poderá conter:
int idade[100].
Cada uma das posições do vetor são referenciadas através do nome do vetor seguido do respectivo índice colocado entre colchetes.
Vetores Multidimensionais
Os vetores multidimensionais são como tabelas, com várias linhas e colunas. Eles têm a mesma função dos unidimensionais, com a vantagem de se poder armazenar mais valores em mais linhas. Por exemplo, ao declarar várias