Seminario aprendizagem organizacional
Apesar de já ser "antiga" a noção de organização de aprendizagem foi popularizada a partir do livro de Peter Senge, A Quinta disciplina. Desde então, se tornou um conceito mais difundido e uma proposição interessante. O seu principal conteúdo invoca a imagem de pessoas e grupos trabalhando para melhorar a inteligência, a criatividade e a capacidade organizacional.
2. DESENVOLVIMENTO Um programa de aprendizagem organizacional deve se preocupar em capturar o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, organizá-lo, consolidá-lo e difundi-lo. Dessa maneira, as melhores práticas e os conceitos adotados são retidos e padronizados para toda a empresa. Não se pode correr o risco de perder tal conhecimento com a aposentadoria dos líderes.
Além disso, a maioria das empresas tem como meta crescer, o que gera a necessidade de contratação de novos profissionais que não estarão automaticamente alinhados com as metodologias e as crenças da empresa. Para alinhá-los, é necessário um programa de aprendizagem coeso e eficiente. Se a empresa tiver um perfil de se expandir por diferentes localidades do país e do mundo, a necessidade de padronização e de divulgação do conhecimento é maior ainda, e também mais complexa. Nesse sentido, a Educação a