Semin Rio
A influência que os países desenvolvidos tem sobre os não desenvolvidos é tão forte que tem transformado de maneira irreversível os costumes originais do mundo, deixando praticamente com uma só linguagem, gostos e maneiras de pensar.
Desde a época da expansão dos continentes asiáticos, africanos e europeus as nações poderosas tinham o conceito econômico-político do mercantilismo, onde se acreditava que uma quantidade de riqueza e a necessidade de um controle de um tipo de comércio faziam a diferença.
O progresso da tecnologia, a criação da internet e o desenvolvimento dos meios de transporte, têm contribuído para que a globalização seja uma realidade inevitável no mundo.
Conclusão
Depois de tudo isso que vimos, nota-se que as sociedades de hoje não podem sobreviver sem formas avançadas de organização social, e sem os seus desenvolvimentos tecnológicos, econômicos e sociais. A globalização unificou a economia, transferindo diariamente montantes de dólares de um mercado a outro, dos países pobres em desenvolvimento para os países ricos.
O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.
Apesar da visão negativa sobre os aspectos econômicos, o mercado de trabalho e o novo conceito para as famílias, muitos acreditam existir valores e vantagens que são o caminho do sucesso e de felicidade, de forma futura e definitiva. É com certeza a fase mais avançada do Capitalismo e em termos gerais, pode-se dizer que a globalização consiste na integração das diversas sociedades internacionais num único mercado capitalista mundial, afetando todos os setores das sociedades, principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação.