Semimicroanalise
Discente: Andrea de Melo Silva / Rodrigo I. de Oliveira
Disciplina/Semestre: Química Analítica Experimental / 3º Semestre
Docente: Prof. Msc. Danilo Giarola
LONDRINA – 2013
RESUMO
No experimento procurou-se mostrar que a mistura de substancias eletrolíticas opostas tem como resultado formação de precipitado, quando atingem o equilíbrio de solubilidade (Kps). E utiliza-se da semimicroanálise para identificar impurezas e purificar a substancia.
INTRODUÇÃO
Foi determinado que o equilíbrio entre Cloreto de Sódio (PbCl2), Pb2+(aq) e Cl2 (aq) é atingido com PbCl2 sólido, Os íons podem ser separados uns dos outros com base nas solubilidades de seus sais. A separação de íons em uma solução aquosa pode ocorrer usando um reagente que forma um precipitado com um ou poucos íons, Usa-se o íon eletronegativo Cl- (aq) do acido clorídrico (HCl),em contato com o íon eletro positivo Pb2+ (aq) para formar PbCl2(s). Na Solução contendo Pb(NO3)2 e Fe(NO3)2 são misturadas a uma solução de HCl, PbCl2 precipitará se o produto das concentrações dos íons, [Pb2+][Cl-] for mar que Kps. Segundo Brown (2005), “o uso do Quociente de reação, Q, para determinar o sentido na qual a reação deve perseguir para atingir o equilíbrio, Se Q > Kps, ocorrerá precipitação até que Q=Kps.” “Quando a concentração de um produto começa a exceder a solubilidade daquela substância então qualquer quantidade a mais deste produto precipita na solução, desde que esta não fique supersaturada.” (Russel ET al. (1994))
E ainda Quando os íons de um eletrólito insolúvel são misturados em uma solução separadamente, a concentração do eletrólito dissolvido e maior do que as suas solubilidades, algum eletrólito precipitará na solução. Objetivo é a utilização do método de semimicroanálise para verificar a