Sementeira
É o local onde sementes são colocadas para germinar. Pode ser feita utilizando-se um vaso, caixote, bandejas próprias. O substrato pode ser terra peneirada e misturada com areia e esterco bem fininho ou substrato pronto com areia, por exemplo. É indicada principalmente para plantio de temperos, hortaliças, floríferas reproduzidas por sementes, palmeiras e até árvores. Devem ser mantidas irrigadas e em local protegido, principalmente até a germinação, que muito variável em função da espécie (pode levar dias ou meses). As plantas são transplantadas para o local definitivo (vaso, canteiro, etc) quando atingem um certo porte, em torno de 10 cm, já com as folhas definitivas. A forma de plantio também varia de acordo com o tamanho da semente utilizada, mas, como regra geral, cobrir com substrato, ou serragem quando muito pequenas, em uma altura suficiente para que fiquem cobertas, mas que permita que a germinação ocorra sem esforço.
Sementeira na caixa de ovos
1° Fazer pequenos furos no fundo de cada alvéolo, para facilitar a drenagem.
2° Coloca-se o substrato, já peneirado.
3° Fazer uma pequena cova. A profundidade de cada sementes deve ser calculada em função do seu tamanho e necessidade de luz para germinar.
4° Coloca-se de 2 a 5 sementes (depende da hortaliça e do tamanho da semente) em cada alvéolo (cada buraquinho da caixa).
5° Etiquetas de plástico para identificar as mudas saber o que foi semeado.
6° Rega-se. A freqüência das regas deve ser o suficiente para manter o substrato úmido, sem encharcar. Se faltar água no processo de germinação das sementes, elas se desidratam e morrem. Melhor a ser usado é um pulverizador. Após a germinação é possível reduzir gradativamente as regas, de acordo com o desenvolvimento das raízes.
7° Depois que a planta estiver com mais ou menos 10cm ou com 2 a 3 pares de folhas é só colocar a muda direto no canteiro, pois ao caixa de ovos irá de desfazer com o tempo.
Substrato:
¼ Areia
2/4 Terra