Sementeira de ideias
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - GEOGRAFIA EAD
PÓLO UAB – CAMPOS GERAIS
PROFESSORA: MARLY NOGUEIRA
ALUNA: KEILLA DE CÁSSIA TEIXEIRA
SEMENTEIRA DE IDEIAS:
BRASIL
Da união das contradições entre os invasores portugueses com os índios e negros africanos nasceram os brasileiros. Uma população que se constituiu basicamente de três principais grupos étnicos: índios, negros e brancos europeus.
Com a posse da 5ª maior extensão territorial do mundo, o Brasil apresenta uma ocupação territorial extremamente desigual. Uma distribuição populacional que tende a se concentrar nas regiões sudeste e sul do país, onde metade da população brasileira vive em apenas 4% do total de municípios existentes. Há vários fatores que justificam esta distribuição populacional desproporcional, muitos deles são reflexos históricos da ocupação territorial no período da colonização, o que também fundamenta as diferentes concentrações de grupos étnicos em determinadas regiões do Brasil.
Antes de se constituir como Estado independente, o então país, serviu de palco para as explorações econômicas européia, principalmente Portugal e Inglaterra. A primeira atividade econômica lucrativa concentrou-se na exploração agrícola extensiva da cana-de-açúcar e da exploração e exportação da mão-de-obra escrava dos silvícolas. A importação da mão-de-obra escrava africana se deu um pouco mais tarde, quando houve a necessidade de baixar os custos de produção.
A economia brasileira, principalmente a partir do séc. XVIII caracterizou-se com um atraso na industrialização, permanecendo, na divisão internacional, com a produção predominantemente agrícola. Os altos custos nas produções agrícolas, a falta de incentivo e as dificuldades em financiamentos são agentes ativos que travaram o crescimento agrícola no país. É importante destacar que o Brasil apresenta fatores favoráveis que o incluiriam, entre os principais exportadores de alimentos do mundo, como por