Técnicas de Seminário
Seminário
Etimologicamente o nome desta técnica vem da palavra latina seminariu, que significa viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras. Sementeira indica a idéia de proliferação daquilo que se semeia, local onde se coloca a semente. Isso significa que o seminário deve se a ocasião de semear idéias ou de favorecer sua germinação (Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda).
No sentido amplo, seminário significa uns congressos científicos, culturais ou tecnológicos, Istoé, um grupo relativamente numeroso de pessoas (educadores, especialistas, técnicos e alunos) com o propósito de estudar um tema ou questões de uma determinada área sob a coordenação de uma comissão de educadores, especialistas ou autoridades no assunto.
Seminário como técnica de ensino
É uma técnica de ensino socializado, na qual os alunos se reúnem em grupo com o objetivo de estudar, investigar, um ou mais temas, sob a direção do professor. Um cuidado necessário é não confundir seminário com monólogo, mera substituição da aula dada tradicionalmente pelo professor.
Uma característica do seminário é a oportunidade que ele cria para os alunos se desenvolverem no que diz respeito à investigação, a critica e à independência intelectual. O aluno fazendo parte de seu processo de aprendizagem.
Os objetivos do seminário são:
Investigar um problema, ou mais temas sob diferentes perspectivas, tendo em vista alcançar profundidade de compreensão.
Analisar criticamente fenômenos observados, ou as idéias do(s) autor (es) estudado(s).
Propor alternativas para resolver as questões levantadas.
Trabalhar em sala de aula de forma cooperativa.
Instaurar o dialogo crítico sobre um ou mais temas, tentando desvendá-los, ver as razões pelas quais eles são como são, o contexto político e histórico em que se inserem.
Cabe ao professor:
Explicitar os objetivos claramente.
Sugerir temas e sub temas, justificando a importância do mesmo.
Recomendar