Semicondutores
Capacitores
Diodos
Transformadores
Itapetininga
2013
Técnico em Informática – turma 17
Disciplina: Eletroeletrônica
Itapetininga, 5 de março de 2013.
Sumário:
1- Introdução
2- Capacitores
São dispositivos de circuito elétrico com a função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica.
Os capacitores são constituídos por duas peças condutoras que são chamadas de eletrodos. Entre esses eletrodos existe o que é chamado de dielétrico.
Essa carga é armazenada na superfície dos eletrodos, no limite com o dielétrico, que é uma substância isolante com alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica.
Os capacitores são utilizados em vários tipos de circuitos elétricos, podendo ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo encaixado.
3- Capacitância
Denominamos capacitância ou capacidade (C) a propriedade que estes dispositivos têm de armazenar energia elétrica sob a forma de um campo eletrostático e é medida pelo quociente da quantidade de carga (Q) armazenada pela diferença de potencial ou tensão (V) que existe entre as placas:
No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de capacitância é o Farad (F), no entanto essa é uma medida muito grande e que para fins práticos são utilizados valores expressos em microfarads (μF), nanofarads (nF) e picofarads (pF). A capacitância de um capacitor de placas paralelas, ao ser colocado um material dielétrico entre os eletrodos, pode ser determinado da seguinte forma:
Onde:
- εo é a permissividade do espaço;
- A é a área das placas;
- d é a distância entre as placas do capacitor;
- C é a capacitância em Farad.
4- Capacitores comuns
Apresentam-se com tolerâncias de cerca de 5 % ou