Semicondutores
1.1 INTRODUÇÃO
Em uma definição geral, podemos dizer que condutor elétrico é um corpo que, quando carregado eletricamente, distribui essa carga por toda a sua extensão.
Bons exemplos de condutores são os metais, nos átomos dos metais, os elétrons da região externa da eletrosfera têm uma ligação fraca com o núcleo, sendo assim, em uma barra de metal, os elétrons das camadas mais afastadas do nucleo se movimentam com mais facilidade de um átomo para outro.
Já os isolantes são caracterizados por oferecerem alta resistência elétrica, não permitindo assim a circulação livre de cargas elétricas.
Temos como exemplo de isolantes a borracha, o vidro, o silicone, etc..
O que faz de um material um bom condutor elétrico é a grande quantidade de elétrons livres que este tem em estado de temperatura ambiente, já para um bom isolante, consideramos que quanto menos elétrons livres à temperatura ambiente, melhor isolante o material é.
Semicondutores são sólidos cristalinos que possuem características intermediárias entre condutores e isolantes, eles podem submetidos a um tratamento quimico para transmitir e controlar uma corrente elétrica aplicada sobre eles.
Sua aplicação é importante na fabricação de componentes eletrônicos, como diodos e transistores, e também em outros dispositivos com graus diferentes de complexidade tecnológica, chegando aí nos microprocessadores e na nanotecnologia.
Germânio e silício são os principais materias semicondutores sendo encontrados na forma cristalina.
O carbono, embora apresente características semicondutoras, é utilizado como condutor em alguns casos, em outras como material resistivo ou como componente que suporte determinadas condições térmicas ou químicas.
O germânio é um dos semicondutores mais antigos, pode ser encontrado em pequenas quantidades em minérios de zingo, pó de carvão e também na água do mar, a sua extração é muito difícil, é uma substância dura e quebradiça, com praticamente nenhuma resistência