Semeando dinheiro
O Brasil é a maior potência mundial em biodiversidade, as florestas cobrem 56% do território nacional, quase o dobro da média mundial de 30% de área preservada, no entanto plantar arvores no país vem se tornando uma ação rentável para empresas que estão fazendo dessa atividade um novo nicho de negócios. É o caso das Florestas Inteligentes, empresa com sede em São Paulo, “Tiramos dinheiro do próprio bolso para estruturar a Florestas Inteligentes por que acreditamos que plantar árvores vai ser rentável por muito tempo” diz o administrador de empresas Paulo Franzine.
Mesmo o Brasil tendo florestas que cobrem 56% do território nacional, a lei determina a quantidade de cobertura vegetal nas propriedades rurais, em muitas reformulações pelas quais passou o Código Florestal, ficou determinado que no bioma amazônico 80% da vegetação nativa das fazendas deveria ser mantidas intactas, no Cerrado são 35% e nos demais biomas 25%.
O que me chamou a atenção nessas empresas que estão investindo em plantar árvores é que o objetivo delas não é simplesmente plantar árvores de reflorestamento com eucalipto, seringueira ou qualquer outra árvore comercial. O negocio deles é plantas árvores nativas como mogno, embuia, ipê, cedro, jacarandá, jatobá, sucupira, curupixá, desde que não seja exótica.
É importante para o país promover a sua regulamentação ambiental, inibir o comércio ilegal de madeira e também lucrar com a floresta, eu particularmente fico muito feliz com a inciativa dessas empresas, o melhor de tudo, é pode se preservar florestas e ainda ganhar dinheiro com essa