Semana do Administrador
Nascimento: 29/07/1841
Constantinopla, Turquia
Falecimento: 19/11/1925
Paris, França
Profissão: Engenheiro de Minas
Francês
Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto. O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros.
Por tudo isso, Jules Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre) no mundo inteiro.
O autor foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas. Luther Guilicj, Oliver Sheldon, Lyndal F. Urwich e
James d. Mooney são alguns dos nomes dos seguidores do centro.
Fayol foi um grande engenheiro e pesquisador. Durante toda a sua pesquisa, anotava diariamente os fatos que abriam os seus olhos e, mais tarde, transformou seus escritos em livros que foram preciosos para a humanidade.
Administração Industrial e Geral (título original: Administration industrielle et générale - prévoyance organisation - commandement, coordination – contrôle. (Dunod, 1966.)
Fayol parte da proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos:
Funções Técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;