Sem titulo
RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Teoria de erros
Itapeva
Agosto de 2014
MICHEL DOUGLAS COSMO DA CUNHA
RESUMO
O desvio padrão mede a dispersão dos valores individuais em torno da média. Para seu cálculo, deve-se obter a média da distribuição e, a seguir, determinar os desvios para mais e para menos a partir da mesma. Assim, o dizemos que é a média quadrática dos desvios em relação à média aritmética de uma distribuição de frequências, ou seja, é a raiz quadrada da média aritmética dos quadrados dos desvios, esses tomados a partir da média aritmética.
A variância tende a ser um número grande e de difícil manejo e o seu valor sai dos limites dos valores observados em um conjunto de dados. Portanto, o desvio padrão, que é a raiz quadrada da variância, pode ser usado para descrever a quantidade de dispersão na distribuição da frequência.
Ao fazermos a medida de uma grandeza física achamos um número que a caracteriza. Quando este resultado vai ser aplicado, é frequentemente necessário saber com que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entende-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também deve-se utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado, chamados “erros”.
Palavras-chave: Física Experimental, Normas do ABNT, Medições diretas e indiretas.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 7
3 RELATÓRIO TECNICO CIENTIFICO 7 3.1 Materiais utilizados 7 3.2 Procedimentos 7
4 RESULTADOS 8
5 CONCLUSÃO 11
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 12
LISTA DE TABELAS
Tabela 1- Medidas do objeto 1 8