sem titulo
PARA A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHOS
PARA O ANO LETIVO DE 2014
Prezado Professor de Matemática
Os primeiros dias de aula serão momentos fundamentais para delinear o planejamento referente ao ensino e aprendizagem de Matemática no ano letivo que ora se inicia.
Para contribuir nessa tarefa apresentamos aos Professores do 6º ano uma proposta de resolução de problemas com base nas estruturas aditivas e multiplicativas com o objetivo de análise dos registros dos alunos. Para as demais séries/anos uma análise do Volume 4 do material de apoio e sugerimos que sejam retomadas e aprimoradas algumas competências e habilidades indicadas no Volume 4 da série/ano anterior, as quais podem ser relevantes à aprendizagem na série/ano subsequente.
Este estudo oportuniza o encadeamento das ideias fundamentais da Matemática, visto que o Currículo de Matemática do Estado de São Paulo apresenta uma abordagem espiralada.
Cabe ao Professor traçar o mapa de relevância do volume a ser estudado e verificar a escala adequada para trabalhar com sua turma.
Esperamos que esta sugestão possa contribuir com trabalho do Professor nos primeiros dias letivos de 2014.
Bom trabalho!
Equipe Curricular de Matemática
CGEB/DEGEB/CEFAF- 2014
5ª série / 6º ano do Ensino Fundamental
Apresentamos uma proposta de sondagem inicial para detecção do estágio de aprendizagem referente aos saberes estruturantes do campo aditivo e multiplicativo apoiado nos registros obtidos nos protocolos de resolução de problemas aplicados aos alunos do 6º ano do Ciclo Intermediário do Ensino Fundamental.
Introdução
Muito se têm discutido sobre os objetivos, quando se aplica um diagnóstico aos alunos, na maioria dos casos, o objetivo principal, é a detecção quantitativa dos acertos e erros dos alunos referentes à lista de problemas que foram aplicados.
A partir destes dados, prepara-se um relatório, que, pode oferecer ao professor uma visão panorâmica, concernentes aos conhecimentos dos educandos