Sem titulo
Resolução CFC N.º 1.282/10 Segundo a resolução CFC N.º 1.282/10 no Art. 9º O Princípio da Competência determina que os defeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.
PASSO 2.
Regime de Caixa
São consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas do exercício, independente de qual for à data da ocorrência de seus fatores geradores. Ou seja, somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo Caixa.
Regime de Competência São consideradas na apuração do resultado do Exercício, onde entrará todas as despesas incorridas e as receitas realizadas no exercício que tenham ou não sido pagas ou recebidas. Nesse regime não importa se as despesas ou receitas passaram pelo caixa (pagas ou recebidas); o mais importante é a data da ocorrência dos fatores geradores.
PASSO 3. Ajude o contador da empresa a contabilizar a operação adiante, de acordo com o Regime de Competência e responder às questões abaixo: a Companhia Beta contratou, em 01/08/2010, um seguro contra incêndio para a sua fábrica, com prazo de cobertura de três anos e vigência imediata. O premio foi de R$ 27.000,00, pago em 3 parcelas iguais mensais, sem juros, sendo a última paga em 01/11/2010. Com base nas informações acima responda: 1- De acordo com o regime de Competência a Companhia Beta deverá ter lançado em sua escrituração contábil, como despesa de seguro, no exercício findo em 31/12/2010, o total de __R$3.750,00______________. Justificar a resposta.
O tempo de vigência deste seguro era de 36 meses, e em regra toda a despesa de seguro é lançada no decorrer do seu prazo. No caso do seguro contratado, e nas condições a cima; em 31/12/2010 a Empresa Beta já havia efetuado o lançamento contábil de sua 4ª parcela. 2- Elaborar os lançamentos das seguintes operações: a) Pelo registro do seguro (em 01/08/2010) O lançamento do registro