Sem chumbo
2- Objetivo
Mostrar os possíveis danos que o chumbo pode causar no meio ambiente e na vida das pessoas; e alteração nos processos de manufatura eletrônica
2.1- Objetivos Específicos: • Reduzir os impactos no meio ambiente. • Reduzir os impactos causados pelo chumbo na saúde das pessoas. • Reduzir impactos industriais • Adequar as normas estabelecidas a não utilização do chumbo nos processos industriais.
Justificativa:
O chumbo pode afetar todos os órgãos do corpo humano, especialmente o sistema nervoso central; por isso o projeto proposto vem ao encontro das necessidades acima citadas.
1 O ROHS é conhecido como “a lei do sem chumbo”.
2 Esta diretiva entrou em rigor 1° de julho de 2006, e a partir desta data nenhum produto usando chumbo podia ser vendido na Europa.
3 em consequência disso , fabricantes de equipamentos eletrônicos tiveram que correr para adequarem seus produtos a nova diretiva de modo a poder vender seus produtos na Europa.
4 O problema é que a solda tradicional é composta por 63% de estanho (Sn) e 37% de chumbo (Pb) assim os fabricantes terão que buscar novas fontes e recursos na produção da solda.
5 Nos últimos anos as empresas têm buscado o aperfeiçoamento tecnológico modernizado
6 O processo de soldagem livre de chumbo (lex free), é uma tecnologia nova que requer necessidades de um estudo aprofundado sobre sua influencia no processo de produção e no meio ambiente.
7 O presente projeto trará a eliminação de chumbo aplicados nos circuitos eletrônicos reduzindo assim os níveis de contaminação do solo, e e lençóis freáticos, evitando também a contaminação das pessoas que tem contato com essa substancia