sem assunto
dp
fef
O capitalismo procura mascar esta essência para se apropriar do valor gerado pelo trabalho não pago. No nível da aparência vemos a realidade invertida e no nível da essência a exploração sendo a troca entre opressão como igualdade e a sujeição pela liberdade. Mas nós só vemos o nível da aparência que passa a ser vista como uma totalidade da realidade.
É a partir do nível da aparência que se constrói as idéias dominantes numa formação social e estas são racionalizadas para explicar e justificar a realidade. Diz-se que a riqueza é fruto do trabalho, mas se omite que é do trabalho dos outros. A ideologia é elaborada a partir da aparência da realidade, mas que oculta sua essência da ordem social, passando a ser uma falsa consciência. Pois a ideologia está no social.
Há ainda o conhecimento neutro que expressa o ponto de vista de classe a respeito da realidade, e este está comprometido com os interesses sociais. A ideologia é uma visão do mundo, pois é a maneira como uma classe social vê a realidade e como ela se ordena que justifique e explica a ordem social. A ideologia é constituída pela realidade e constituinte da realidade. Por isso diz se que ela é determinada pelo nível econômico, mas não é um mero reflexo, pois tem seu próprio conteúdo e suas próprias leis de funcionamento e de desenvolvimento. No