Selma Garrido
A obra, Saberes Pedagógicos e Atividade Docente, organizada pela professora Selma Garrido Pimenta reúne textos de professores universitários que abordam aspectos, princípios e saberes que agregam valor ao fazer pedagógico. Considerando de suma importância o processo em que se dá a relação professor/aluno, e a instituição como meio que se vincula como ambiente sistematizador e de gestão.
É uma obra que se destina a professores no exercício de sua profissão e professores ainda em formação. E é indicada para todos que desejam descobrir ou compreender quais os saberes pedagógicos necessários para uma pratica docente mais efetivamente transformadora. Nessa obra, os autores retratam a formação docente como ponto de partida para uma pedagogia que embora pautada no conhecimento deve considerar que é na prática cotidiana que se faz, presente, o ato docente. Essa prática docente pode permear por concepções distintas da pedagogia, contudo que leve o discente à libertação. Pois é através da educação que a sociedade pode ser transformada.No capítulo 3, Concepções pedagógicas e emancipação humana: um estudo crítico, : Regina Maria G. Pereira Lopes fundamentou o estudo sobre a libertação do homem através da educação e a influência das concepções pedagógicas na construção do sujeito. O propôs conhecer o trabalho educativo em uma realidade prática, afim de verificar se essa prática permite a possibilidade de transformação social ou a emancipação humana.
Para discutir a construção da identidade do professor a autora estrutura seu pensamento no texto: “Saberes pedagógicos e atividade docente” da seguinte forma ela dividiu o texto em dois tópicos o primeiro: Formação de professores identidade e saberes da docência; para construir essa identidade de professor se faz necessários alguns pressupostos onde ela trabalha os saberes da docência em que este se desdobra na experiência, no conhecimento e os saberes pedagógicos; e o segundo em