Self-similar traffic models
MODELOS DE TRÁFEGO: DEPENDÊNCIA DE CURTA DURAÇÃO vs. DEPENDÊNCIA DE LONGA DURAÇÃO
Anibal D. Angulo Miranda e Alessandro Anzaloni Divisão de Engenharia Eletrônica – Instituto Tecnológico de Aeronaútica - ITA Pça. Mal. Eduardo Gomes, 50, - V. Das Acácias, CEP:12228-900 S. J. dos Campos, SP, Brasil
RESUMO
No passado recente a revelação de um novo paradigma na caracterização de tráfego em redes de dados de alta velocidade foi bastante surprendente e ao mesmo tempo complexa devido à falta de ferramentas de análise matemática para desenhar e dimensionar os atuais sistemas de redes de alto desempenho considerando este novo modelo. Muito trabalho esta sendo desenvolvido para conseguir um conjunto de ferramentas de análise que abranja tanto as características de tráfego com dependência de curta duração assim como o tráfego com dependência de longa duração. O propôsito deste artigo é mostrar de forma clara e objetiva as diferenças entre estes dois grupos de modelos de tráfego, isto é, os modelos clássicos e os modelos atuais desde o ponto de vista estatístico, como um compendio final e completo deste fascinante tópico no modelamento de tráfego.
cosequentemente isto gerará uma degradação na qualidade de serviço (QoS) fornecida pela rede e requisitada pelas fontes finais de transmissão e recepção de dados. A finalidade deste artigo é mostrar de forma clara e precisa a grande diferença entre os modelos clássicos e modelos atuais de tráfego. Para tal propósito o artigo é dividido da seguinte maneira. Brevemente na Seção 2 é apresentada a teoría dos processos WSS1 de tempo discreto, na Seção 3 apresentam-se os modelos de tráfego propriamente ditos, com os respetivos testes que verificão as dependências de longa e curta duração destes modelos, na Seção 4 são apresentadas as características qualitativas de ambos tipos de processos e finalmente na Seção 5 são dadas as conclusões do trabalho.