Estudo de caso sobre tag
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA.
DISCIPLINA: PSICOPATOLOGIA I
Professor: RICARDO J. M. LUCENA,
Psiquiatra, M. Sc. Ph. D.
RELATO DE CASO
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Rennan de castro
Thales constâncio
José Figueiredo
Pedro Lucas
JOÃO PESSOA
2013
Introdução O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é considerado um transtorno crônico, caracterizado por ansiedade e preocupação excessivas em diversos eventos e atividades, que trazem grande sofrimento e comprometimento social, familiar e ocupacional.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) foi, por muito tempo, considerado um transtorno residual, ou seja, os pacientes só poderiam ser diagnosticados com TAG se não preenchessem critério para nenhum outro transtorno afetivo ou de ansiedade (BARLOW, 1998).
O TAG surgiu a primeira vez como uma entidade nosológica no DSM-II e em 2002, foi lançada a última versão atual do DSM-IV-TR (PEREIRA, 2005). Nesta o TAG se caracteriza por uma ansiedade e preocupação excessivas em diversos eventos, atividades e preocupação com relação ao futuro, ocorrendo em grande parte do dia por pelo menos seis meses. O paciente deve apresentar dificuldades de controlar essa preocupação, sintomas como inquietação, irritabilidade, dificuldade de concentração e tensão muscular,(DSM-IV-TR, 2002).
Essa ansiedade causa grande sofrimento, além de prejuízos relativos a dificuldades na tomada de decisões, relacionamentos disfuncionais,diminuição do desempenho no trabalho, tendência ao isolamento social (ALLGULANDER, 2007). Além disso, o indivíduo pode apresentar insônia ou sonos perturbadores, bem como sonhos com ansiedade ou temas ansiogênicos do dia a dia. Outro sintoma comum é a ativação motora excessiva, que se caracteriza por sensações de tremores, tensão e dor muscular no pescoço, costas e ombros, uma espécie de inquietude difusa