Seleção e Dinâmica em Grupo
O presente trabalho relata um estudo de caso em uma empresa do ramo de manutenção de equipamento de combate a incêndios, onde há um grave problema de “turn over” que impede o crescimento e desenvolvimento da equipe que reflete em toda empresa.
Pretende-se diagnosticar a causa, apontar o problema e indicar uma possível proposta de solução ao mesmo.
2. Objetivo
O nicho empresarial de hoje apresenta problemas que à tempos atrás não eram encontrados, a rotatividade de mão de obra cresce a cada dia em diversas empresas. Notamos esse problema em uma empresa no ramo de manutenção de extintores, onde ficou o seguinte questionamento:
Por que há um índice de rotatividade alto em uma área, como a de produção, em que há um grande número de mão-de-obra disponível no mercado? Qual o problema causador desse turn over?
Para entendermos a situação problemática questionamos o proprietário da empresa e dois lideres da produção sobre o assunto, aplicamos um questionário nos colaboradores da produção e em alguns ex-colaboradores.
3. Metodologia
Para identificarmos a possível causa do turn over na empresa pesquisada, aplicamos inicialmente um questionário (anexo) à colaboradores do setor operacional.
*OBS: nenhuma das questões atingiu a nota 100.
Índices baixos, porém que chamaram a atenção, foram relacionados ao incomodo com a rotatividade de colaboradores, em pergunta específica constatou-se que a rotineira troca de pessoal prejudica na plena funcionalidade da equipe, ou seja, quando todos os cargos estão preenchidos ocorre algum desligamento e outros colaboradores acabam sobrecarregados, causando uma queda na produtividade e qualidade final do serviço.
De um modo geral a maioria dos quesitos avaliados tiveram conceito