SELEÇÃO DE POSSÍVEIS MATERIAIS PARA TANQUES DE COMBUSTÍVEL DE VEÍCULOS
1. Objetivos
O objetivo principal deste trabalho consiste na determinação do material mais adequado para fabricação e aplicação em tanques de combustíveis de automóveis, utilizando conceitos abordados nas aulas de Seleção de Materiais e verificando a habilidade dos componentes do grupo na resolução de problemas reais.
Como objetivos secundários, o trabalho apresentará aproximações, dedução de hipóteses, definição de funções e restrições, definição de propriedades a ser maximizadas e minimizadas para otimização do desempenho do componente e determinação das possíveis rotas de processamento para obtenção de tanques de combustível.
2. Resumo
O tanque de combustível corresponde à um componente de um motor de combustão interna, onde o combustível é armazanado e então bombeado até os bicos de injeção, onde é formado um aerosol, que é injetado nos cilíndros de combustão, onde é comprimido e pela ação de uma centelha, sofre explosão, provocando movimentação dos pistões e do veículo.
Dessa maneira, verifica-se que tanques de combustível não possuem apenas a função de conter o combustível necessário ao funcionamento do motor, mas vários outras. Assim, é necessário que os materiais que compoem o tanque de combustível tenham determinada combinação de propriedades, para garantir que todos os objetivos e funções sejam alcançados
Desse modo, a fim de escolher o material mais adequado à tal aplicação, este trabalho conterá uma breve fundamentação sobre o funcionamento e sobre as solicitações às quais os tanques estarão submetidos, a metodologia aplicada para seleção dos materiais candidatos, onde hipóteses serão assumidas, objetivos e funções serão expostos e cartas de seleção serão utilizadas. E por fim, o material mais adequado à aplicação será escolhido, e considerações a respeito de processamento e custos serão realizadas.
3. Introdução
Sistemas de combustível são projetados de maneira que o combustível