Bioética e a produção de alimentos
Bioética palavra muito nova , formada por duas raízes gregas : bios (vida) + ethos ( relativo á ética). Segundo Diniz & Guilhem, ‘’...por ser bioética um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos serres humanos e dos não-humanos , seus temas dizem respeito a situações de vida que nunca deixaram de estar em pauta na historia da humanidade...’’ . A bioética hoje analista as experiências e questões biomédicas dos transgênicos e da eutanásia.
Bioética e a produção de alimentos :
- Sobre a questão dos alimentos transgênicos – foi apresentada no Congresso posição em defesa de sua liberação em benefício da coletividade, sempre com base em estritos e cuidadosos critérios técnicos para avaliação de suas conseqüências futuras à saúde das pessoas e ao equilíbrio ambiental.
Porém, como assunto novo que é, a questão dos transgênicos deve continuar na pauta de discussão, e os argumentos contrários à produção e liberação de tais produtos merecem atenção e análise. Embora a primeira vista o fato de cientistas estarem manipulando, alterando e selecionando plantas "melhores" possa parecer algo assustador, isso se deve ao fato de não entendermos ainda a história da ciência e do homem.
O homem sempre buscou selecionar dentre as plantas aquelas melhores em relação as demais. Podemos constatar isso desde as primeiras tribos humanóides, onde era feito a seleção dos grãos mais sãs para serem plantados. Escolhia-se dentre os grãos disponíveis aqueles que apresentavam características visuais melhores (sem manchas, lisas, plantação com antecedente produtivo, resistente a ervas daninhas, etc). que as demais.
No século XIX o Monge Mendel (1822-1884) vai dar inicio a genética moderna, a partir do famoso experimento com ervilhas, onde buscava-se uma ervilha que fosse mais resistente e mais produtiva.
Com o avanço da ciência genética em meados do século XX (principalmente após a