“Seja assertivo”
“podemos expandir o conceito de Assertividade para a comunicação emocional não-violenta, que promove a cultura da paz“
Introdução
A autora intitula “A Beleza do Ser Humano”, onde cada pessoa é única e exclusiva e, ao se conscientizar do seu valor e de sua capacidade de realizações, uma energia positiva invade seu corpo, sua mente e seu espírito. Diz que o mais belo do homem repousa no dom de perdoar a si mesmo e aos outros, ou seja, a assertividade se sustenta no seu perdão.
Defini muito bem ao meu ver, “confronto” e “encontro” - onde o confronto de pensamentos, sentimentos e desejos é inevitável para usufruir o gosto do encontro. Diz que a nossa mente, entediada e imersa na solidão dos próprios pensamentos, busca a presença dos pensamentos do outro, por meio do diálogo. A beleza do ser humano está em promover o encontro a partir do confronto baseado no princípio da cooperação, e não no princípio do conflito.
Resumo do resumo: Ser assertivo é dizer “SIM” e “NÃO” quando for preciso!!!
Assertividade
É uma filosofia de relacionamento humano com soluções ganha-ganha. Menciona que devemos experimentar a firmeza acompanhada da verdade! Reagindo quando necessário e defendendo o SEU EU! Uma comunicação criativa, transparente, expressando suas necessidades, seus pensamentos e sentimentos de forma honesta e direta, sem violar os mesmos direitos dos outros.
Ao assumir a postura assertiva, você desenvolve relações maduras e produtivas nos ambientes profissional e familiar e também em situações do cotidiano. Sendo que relações maduras significam relações de “interdependência“, e não de dependência e independência. Neste caso ser interdependente é assumir com humildade a dependência ou independência e aceitar a mesma coisa no outro, com colaboração mútua e influenciando seus objetivos de forma recíproca.
Nas negociações, a assertividade é um ingrediente vital e a falta dela diminui seu poder de influência. Assertividade é o plano