Seis sigmas
1. Como os projetos seis sigma podem auxiliar na redução de custos e melhoria da saúde financeira das empresas?
Segundo o texto “ Adaptação aos tempos conturbados”, nos tempos economicos dificieis, para se obter sucesso, ou seja, melhorar a saúde financeira da empresa e reduzir os custos, é preciso colocar a Qualidade em foco. Como o texto diz: “A função da qualidade não deve migrar para o segundo plano como um resultado da desaceleração econômica”.
O 6 Sigmas é um processo de qualidade “voltado ao atendimento das necessidades dos clientes e melhoria da eficiência de processos[...]”. A melhoria e eficiencia dos processos é buscada através de: * Processos melhores; * Mais rápidos; * Com mínimas variações; * Produtos com menores custos de fabricação.
Alguns pontos citados, como: identificar lacunas, focar em números e usar o Lean e o Kaizen podem ajudar na redução de custos.
Além disso, segundo o texto “ The fundamentals of Six Sigmas”, o principal foco do 6 Sigmas, é inicialmente na manufatura, espcialmente na manufatura, principalmente no custo e na redução das perdas, melhoramento de produto e operações com oportunidade de melhorar a capacidade sem gasto de muito capital. Há também, uma forte enfase em entender e satisfazer a necessidade dos consumidores. Também, como as organizações perceberam o quão grande o impacto financeiro pode ser no processo de manufatura, isso também começou a ser enfatizado.
Os projetos de 6 Sigmas seguem 5 etapas: Definir, medir, analisar, melhorar, controlar. Essas etapas buscam a melhoria e auxiliam na redução de custos.
2. Quais são, em sua opinião, os riscos da implementação dos projetos seis sigma para a sustentabilidade a longo prazo da empresa?
Para implementar um projeto 6 sigma de qualidade, é preciso de gente bem treinada o que demanda grande quantidade de dinheiro. Talvez por isso, o projeto não se sustente por muito tempo. Além disso, o pessoal responsável