Sei lá
Para iniciarmos, devemos compreender o que é o pensamento estratégico ou, ainda antes, o que é estratégia. Se procurarmos compreender o significado de estratégia para os processos de gestão, a partir do que observamos nas mensagens que diariamente recebemos pelos meios de comunicação, é provável que o resultado não seja o mais adequado. A palavra estratégia tem sido tão banalizada, que mais parece uma fórmula mágica para a resolução dos problemas organizacionais. Tudo é estratégico.
Mas, qual é, afinal, o significado de estratégia? Se buscarmos a definição nos dicionários, iremos encontrar, normalmente, três grandes significados para a palavra estratégia: o primeiro, referente às atividades de planejamento e execução de operações militares; o segundo, genericamente, referente ao adequado aproveitamento de condições dadas para a obtenção de resultados planejados; e, o terceiro, ardil, subterfúgio. Naturalmente, o significado que mais se aproxima aos nossos estudos é o segundo. Vamos, porém, entender um pouco melhor a gênese do significado de estratégia.
Segundo Oliveira (2007), a palavra estratégia, originalmente, deriva da palavra “general” – strategos em grego. Ou seja, estratégia significa o conjunto das atividades desenvolvidas por um general para alcançar resultados adequados em campanhas militares, coincidindo, assim, com a primeira definição apresentada nos dicionários.
É importante entendermos “a arte do general” para uma adequada compreensão do significado de estratégia no meio empresarial. Devemos lembrar que o grande objetivo do general é conseguir resultados adequados na guerra, independentemente de