Sei la
Já conhecido entre os povos, muito antes da nossa existência o Algodão é uma fibra natural e vegetal mais antiga e cultivada pelo homem. Sendo ela a principal Fibra Têxtil do mundo, por ter suas qualidades naturais, conforto, maciez e durabilidade. De acordo Dinah Bueno, Tecidos (>>>)
Na China por volta do ano 2000 a.c, é importante assinalar que foram as raízes indianas do algodão que se estenderam no comercio entre os povos. Em 2600 a.c, a Índia já comercializava tecidos de algodão, lápis-lazúli e marfim, trocados por lãs da Mesopotâmia.
Sabendo que foi na Índia que surgiu os primeiros tecidos de algodão e ganharam ritmo por suas cores surpreendentes.
O algodão representa 70% do mercado têxtil mundial, produção anual de mais de 20 milhões de toneladas. O produto também é o mais utilizado pelos próprios produtores do algodão. Muitos países que não produz esse tipo de fibra são bons consumidores.
(>>>)segundo o livro,TECIDOS- “O algodão é produzido pelo algodoeiro, planta da família das malváceas, do gênero Gossypium. Suas fibras crescem aderidas a uma semente dentro de uma cápsula, ou capulho, que se abrem quando maduro.”
Trata-se de uma planta das regiões tropicais do planeta; por tanto, treme o frio. Sua altura pode variar de 1,5 m a 6 m, de acordo com o clima. As flores do algodão têm vida curtíssima, vivem cerca de 12 horas. Os elementos que as compõem são celulose, água e gordura esses são os responsáveis para a construção da fibra.
O tecido de algodão sendo ele plano ou malha, poder ser tingindo ou alvejado de qualquer cor desejada. Ele continua sendo utilizado como cobaia nas operações de alvejamentos, mercerização, tintura e impressão. Na tecelagem ele é perfeito na combinação de inúmeras fibras, incluindo as sintéticas e artificiais.
Aproximadamente no ano de 1519, povos que chegavam ao Brasil se depararam com o algodão selvagem, que já era cultivado, fiado e tecido. Os índios que habitavam aquela região utilizavam o