sei la
Professor: Gilberto Wagner Barato Jr
Na operação de juros simples, os juros não são capitalizados, ou seja, os juros são calculados sempre sobre o capital inicial (valor presente), sem incorporar à sua base de cálculo os juros auferidos nos períodos anteriores.
Nesse sentido, a operação de desconto simples se assemelha a uma operação de juros simples, ou seja, a taxa de desconto incide sobre um valor de referência, sem que esse valor se incorpore à sua base de cálculo.
Porém, na operação de desconto simples o cálculo pode ser feito por dois critérios:
No desconto racional a taxa de desconto incide sobre o Valor Presente.
No desconto comercial a taxa de desconto incide sobre o Valor Futuro.
Como D = VF – VP, temos:
DESCONTO RACIONAL
D = VP .i .n
VP .i .n = VF – VP
(1) VF = VP + VP .i .n
DESCONTO COMERCIAL
D = VF .i .n
VF .i .n = VF – VP
(2) VP = VF - VF .i .n
DESCONTO SIMPLES
1) Suponha que você queira adiantar o pagamento de uma dívida de R$ 30.000,00 cujo vencimento seja daqui a 5 meses. Considerando a taxa de desconto de 5% ao mês calcule: (Dica: R$ 30.000,00 é o valor futuro, conhecido também como valor nominal)
a) O valor presente (valor efetivamente pago ou descontado), caso fosse aplicado o regime de desconto racional simples. (Dica: faça um sistema de equações em que: D = VP .i .n e D = VF – VP. Lembre-se de que você tem “D” nas duas equações bastando igualar. Assim, você terá o VP como incógnita.)
b) O valor do desconto, caso fosse aplicado o regime de desconto racional simples. (Dica: o valor do desconto é o valor do “D”, caso fosse pedido o valor descontado, seria o valor presente. Assim, valor do desconto é diferente de valor descontado) c) O valor do desconto, caso fosse aplicado o regime de desconto comercial simples. (Dica: no desconto comercial simples, a taxa de desconto incide sobre o valor futuro.)
d) O valor presente, caso fosse aplicado o regime