estresse e suas consequencias
No mundo globalizado cada vez mais se observa o sofrimento psíquico dos trabalhadores. Tal fato parece estar relacionado a uma carga excessiva de trabalho mental e de tarefas solicitadas ao profissional nas diversas áreas. Procuramos investigar e desenvolver os motivos que levam o trabalhador a apresentar os sintomas do Estresse e verificar de que forma é possível prevenir danos e sofrimento gerado nos trabalhadores. Para desenvolver a nossa pesquisa utilizamos a metodologia da revisão bibliográfica. Assim, procuramos situar ressaltando as mudanças constantes que estamos vivenciando, na sociedade contemporânea as transformações que o processo de trabalho vem apresentando e desta forma interferindo na saúde do trabalhador.
Procuramos entender de que forma o profissional submetido a uma pressão e solicitação constante pode apresentar o sofrimento psíquico, principalmente quando se percebe “impotente” por não conseguir manter o ritmo e desempenho esperado, na sua atividade profissional. .
2 DESENVOLVIMENTO
O estresse atinge muitas classes de profissionais, as causas são variadas desde o excesso de trabalho até o medo da demissão.
Os profissionais precisam aprender a lidar com os estressores e fontes de estresse no ambiente de trabalho.
Determinar se você tem ou não controle sobre uma situação de irritabilidade é o primeiro passo. Por exemplo, não é possível ter controle sobre o comportamento do outro. A partir daí, o profissional deve decidir se vai conviver com a situação ou fugir dela. No caso de a ocasião gerar muito desconforto, a alternativa pode ser mudar de área ou buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Se os seus valores e sonhos não condizem com os ideais da empresa em que trabalha, o melhor é procurar uma nova colocação. O profissional precisa identificar os sintomas do estresse. Quando eles aparecerem, é necessário adotar um comportamento racional. Em muitos casos, o profissional incorpora uma