Sei la
14/11/2013
A dança é a arte de mover o corpo segundo uma relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Ela é uma arte que dispensa materiais e ferramentas, dependendo do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas. Ela pode ser uma expressão artística, uma forma de culto aos Deuses ou um simples entretenimento.
Desde a antiguidade, a humanidade já tinha na expressão corporal, através da dança, uma forma de se comunicar. Na Antiguidade a dança revestia duas formas: dança sacra, muito difundida em ritos religiosos e a dança profana. No séc. XV foi introduzida em festas comemorativas, assumindo um sentido social apenas como entretenimento e como recreação. Desde então a dança social foi se transformando e aos poucos se tornou acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade que já desenvolviam outro tipo de dança: as danças populares.
A dança sempre teve grande presença e importância na vida do homem nas mais diversas civilizações. No Brasil, a dança está diretamente ligada à história da nossa gente, pois representa nossas raízes: a mistura do índio, do negro e do europeu. Desses três povos, herdamos os costumes, as tradições e a cultura. São riquezas transmitidas de geração a geração e que não podemos deixar morrer.
1
A capoeira pode ser considerada um complexo jogo, ou ainda, uma manifestação artística que envolve jogo, dança, música e luta, fazendo parte da cultura brasileira. No Brasil, não podemos afirmar se ela teve início em Salvador, Recife ou no Rio de Janeiro, mas sabemos que as primeiras manifestações de capoeira ocorreram com os escravos negros, que encontravam nesse “jogo” uma forma de libertação a tudo que viviam.
Assim, sabemos que a história dos negros no Brasil e a origem da capoeira estão diretamente ligadas. Muitos