Sei la
Organização Linear do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organização dos antigos exércitos e na organização eclesiástica dos tempos medievais. A organização linear apresenta linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinado. Daí seu formato piramidal. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas. Suas características: -Autoridade linear ou única; -Linhas formais de comunicação; -Centralização das decisões; -Aspecto piramidal.
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
2)PRINCÍPIO EXPLICATIVO ( definição)
O princípio explicativo da centralização refere-se à concentração do poder dentro da empresa, ou seja, à distribuição da autoridade e do processo decisório. A centralização é o grau em que a autoridade é distribuída através da organização empresarial.
Autoridade é o direito organizacional de exigir que a tarefa seja executada. Cada subordinado reporta-se única e exclusivamente ao superior e recebe ordens exclusivamente dele, a autoridade linear é uma autoridade de comando. Quanto maior a centralização, mais autoridade é concentrada nos níveis mais elevados da hierarquia da empresa.
3)CRITÉRIO ORIENTADOR (segue o princípio explicativo, como funciona, características)
O critério orientador da centralização ocorre do direito de tomar decisões, quando as mesmas são apenas tomadas no topo da organização. Alto grau de delegação de deveres, poder e autoridade aos níveis mais baixos da organização.
Características da centralização: • Estrutura simples e de fácil compreensão. • Clara delimitação das responsabilidades. • Facilidade de