Seguro De Responsabilidade Civil Geral
THIAGO HENRIQUE DA CRUZ DE MORAES
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
RESPONSABILIDADE CIVIL GERAL
A responsabilidade civil está presente em todas as atividades dos seres humanos. Atos involuntários podem causar prejuízos materiais e danos corporais a outras pessoas e até afetar seu patrimônio, já que as consequências de um acidente são difíceis de serem previstas. O seguro de responsabilidade civil geral, ou RC, como é conhecido pelos profissionais da ares, representa proteção para situações que fogem do nosso controle. O principal objetivo deste seguro, é proteger o segurado de eventuais reclamações ou ações na justiça em que seja responsabilizado civilmente por ter causado danos involuntários a outras pessoas, sejam materiais, corporais e morais. Esse seguro garante, até o limite contratado na apólice, o reembolso ao segurado, da quantia que ele vier a ser civilmente responsabilizado, desde que os eventos sejam cobertos pela apólice contratada.
RESPONSABILIDADE CIVIL ADMINISTRADORES
Conhecido como D&O (Directors and Officers), este seguro tem por objetivo, proteger o patrimônio das pessoas físicas que ocupam cargos ou funções diretivas dentro de um organização. São considerados “segurados”, todas as pessoas físicas com poder de gestão, ou seja, profissionais que representam a empresa perante terceiros. O objetivo deste seguro é proteger o patrimônio do segurado, que poderá ser utilizado para certos tipos de reparações (penhora para pagamento de dívidas, por exemplo), em virtude de condenação judicial por decisões tomadas durante sua gestão.
A maioria das empresas que possuem administradores profissionais contratam esta apólice de seguro, muitas cias adotam este método até mesmo para garantirem a tranquilidade dos gestores.