Segurnaca do trabalho
MARCOS ANDRE UCHOA DE MOURA
RELATÓRIO
II JORNADA ACADÊMICA DO CURSO DE TECNOLOGIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
MANAUS
2013
No dia 10 de maio de 2013 no auditório do Senai localizado na R. Min. João Gonçalves de Araújo, 2394 - Distrito Industrial, Manaus - AM, 69075-830 foi realizado o seminário, II Jornada Acadêmica Tecnologia em Segurança do Trabalho.
O seminário teve o início as 19h00min, tendo seu termino as 21h30min, tendo como palestrantes o Sr: André Santos de Souza, sargento do Corpo de Bombeiros e integrante do corpo de Defesa Civil do Amazonas, tendo também o Sr: Raimundo Junior, integrante do Corpo de Bombeiro Civil do Amazonas.
O Sr. André Santos de Souza iniciou a palestra explicando o que era o subcomando de ações da Defesa Civil, vindo da estrutura do Corpo de Bombeiro e atuava em resposta a desastres no estado do Amazonas.
Passando informações de quando o Governo Federal criou esse órgão em Dezembro de 2008 com a Lei 3.330.
Mostrando aos presentes algumas estatísticas do trabalho da Defesa Civil:
Na assistência, reabilitação dos cenários, recuperação de serviços públicos, na economia da área afetada e também na moral social.
Apresentando também estatísticas durante a maior enchente do Estado do Amazonas no ano de 2012.
Municípios afetados com a enchente: 55
População afetada: 399.590
Famílias afetadas: 79.596
Pessoas desalojadas: 108.456
Pessoas desabrigadas: 24.358
Foram passadas as informações de como o governo classifica um estado de emergência, ou um desastre e a prioridade de cada casa em um desastre ou catástrofe.
A Defesa Civil recebe uma verba do governo federal para que no caso de um desastre ela possa agir de imediato, sem passar por burocracia que possa atrasar a ajuda da defesa civil as pulações vitimas dos desastres.
A segunda parte do seminário foi realizada pelo Sr. Raimundo Júnior (Bombeiro Civil) nela ele relatou sua experiência na área de salvamento da população