segurançaa no trabalho
IFAC
TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
RESUMO CRITICO No ano de 1975, um jovem sem experiência que morava na zona rural, decidiu ir tentar mudar de vida na cidade grande. Ao chegar à cidade logo conseguiu um trabalho, sua profissão era ajudante de operador de máquina. Certo dia o operador precisou sair, e o rapaz resolveu operar a máquina, sem experiência ele se acidentou, logo foi socorrido, recuperou-se e voltou ao trabalho, mas já tinha tomado uma decisão, pedir demissão, nessa época não existia técnicos apenas o supervisor de segurança. Com o sofrimento do rapaz, o supervisor viu que ele poderia fazer mas para que ocidentes não venham destruir sonhos como o daquele rapaz, e com seu empenho em tentar diminuir acidentes o supervisor se segurança criou o SESMT que veio para preparar os técnicos e assim diminuir os acidentes.
EDUCADOR
A portaria 3275 estabeleceu o trabalho do técnico de segurança do trabalho, ele tem o dever de orientar o empregador como também os trabalhadores, assim conscientizando sobre a importância dos EPI para prevenção de acidentes e os riscos que eles correm em um determinado ambiente de trabalho. Com trabalhadores bem educados, é bem mais difícil os acidentes acontecerem.
SOLUÇÕES
O técnico de segurança deve estar atento aos riscos para que assim ele possa fazer prevenção antes que venha acontecer os acidentes. Deve também estar sempre atualizado, buscando conhecimentos.
DIALAGO
Uma das qualidades de um técnico é o dialogo com o empregador e os trabalhadores, pois ele tem a responsabilidade em educar, orientar, conscientizar os trabalhadores, como também o empregador.
PEÇA FUNDAMENTAL O técnico deve estar sempre atento aos riscos que podem vir a ocorrer, procurando prevenir orientando o trabalhador sobre aquele risco, pois muitas vezes o trabalhador esta tão concentrado na sua atividade que nem ver o perigo que o cerca.