Manutencao centrada na confiabilidade
UNESP
Trabalho de AMI
Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC)
Prof.: Messias Borges da Silva
Alunos:
Bruno Carillo Rodrigues 010871
Danilo Pereira Masias Marcos 030341
Guilherme Hudson Braga Marques 030711
Humberto Carvalho Pavanelli 043521 Renata Peixoto 031311 Stephanie de Oliveira Ringon 031431 Turma: 511
MCC - Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM - Reliability Centered Maintenance).
Nos últimos quinze anos, é provável que a manutenção tenha evoluído mais do que qualquer outra disciplina de gerenciamento. As alterações devem se a um grande aumento no número e na diversidade de itens físicos (instalações, equipamentos e construções), projetos muito mais complexos, novas técnicas de manutenção e novos enfoques sobre a empresa e a responsabilidade de manutenção.
Em vista desta avalanche de alterações, gerentes de manutenção em todas as partes estão buscando um novo método, sendo a Manutenção centrada em Confiabilidade um deles.
Para que possamos entender o que é melhor o MCC precisamos saber mais um pouco sobre os objetivos de um programa de manutenção.
A manutenção tem 4 objetivos como principais que são: garantir a manutenção dos níveis de segurança e confiabilidade dos equipamentos; Restaurar a segurança, a confiabilidade e a capacidade de um equipamento quando um desempenho insatisfatório do mesmo é atingido; Organizar um banco de dados com informações suficientes que permitam a melhoria do desempenho de um equipamento através do re-projeto; Atingir esses objetivos com o menor custo possível.
A Manutenção Centrada em Confiabilidade transforma as relações entre os empreendimentos que o utilizam, seus itens físicos e as pessoas que têm de operá-los e mantê-los. Ela também permite que novos itens sejam postos em funcionamento com muita rapidez, segurança e precisão.
O MCC fornece uma estrutura que permite aos usuários reagir a