O Administrador E O Planejamento Dos Sistemas De Informa O
O papel do administrador no planejamento de sistemas de informação é de fundamental importância, visto que, pela sua visão sistêmica da organização o mesmo consegue interligar efetivamente este planejamento ao planejamento estratégico da empresa.
Introdução
Diversas organizações fazem uso da tecnologia da informação de forma inadequada ou não administrada. Utilizam seus recursos de informática somente no âmbito interno da empresa, ao invés de buscarem vantagens competitivas.
Tais recursos, quando utilizados corretamente, modificam as forças da empresa em relação à concorrência, criam barreiras à entrada de novos competidores, reduzem prazos de lançamentos de novos produtos e/ou serviços, aumentam a produtividade, entre outros.
Dessa forma, o papel do administrador no planejamento dos sistemas de informação é de suma importância visto que, diversos fatores que causarão grande impacto organizacional precisam ser analisados.
As funções do administrador
No planejamento dos sistemas de informação, as funções do administrador devem ser levadas ao “pé da letra”. Planejar – ou definir o que a organização pretende fazer no futuro e como deverá fazê-lo, definindo os objetivos para o desempenho organizacional; Organizar – ou decidir sobre os recursos e tarefas necessárias para que a organização alcance o seu objetivo; Dirigir – ou selecionar o pessoal adequado, motivando-os para o alcance desses objetivos; e Controlar – ou verificar e monitorar se o que foi planejado está caminhando na direção correta, corrigindo possíveis desvios.
Quando dizemos que estas funções devem ser levadas ao “pé da letra”, referimo-nos exatamente à ordem em que se apresentam: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. Aliás, o princípio da precedência do planejamento nos diz que esta é a primeira função do administrador. As três últimas funções só serão possíveis se a primeira for efetivamente realizada.
Outro princípio