Manutenção centrada em confiabilidade
Especialização em Engenharia da Confiabilidade
Trabalho de avaliação da disciplina de Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC (RCM)
Wilton dos Santos
2013
Manutenção Centrada em Confiabilidade – MCC (RCM).
Introdução
Tomou-se como base uma usina do tipo integrado, produzindo o aço a partir do processamento direto de matérias-primas básicas, como o minério de ferro, carvão mineral e calcário.
O ciclo operacional compreende cinco fases básicas mostradas na Figura 1.
Preparação das matérias-primas.
A preparação das matérias-primas compreende o recebimento e despacho do carvão, do minério de ferro, das pelotas e outros materiais. O carvão é destinado à coqueria, para a fabricação do coque. O minério e outros materiais são destinados à Sinterização para a fabricação do sínter. As pelotas são destinadas diretamente para o Alto Forno, que junto com outros materiais compõe a carga destinada à fabricação do ferro gusa.
Produção do ferro gusa.
O Alto Forno é o equipamento destinado à fabricação do ferro gusa. O carregamento dos materiais básicos como coque, sínter e pelotas, é feitos pelo seu topo, enquanto que pela parte inferior é insuflado ar quente. O contato do ar quente com o coque produz gases em alta temperatura. Estes gases em contato com a carga de minério provocam sua redução e fundição, originando assim o ferro gusa.
Produção do aço.
O ferro gusa produzido no Alto Forno é transportado através de Carros Torpedos e destinado à Aciaria para a fabricação do aço. O processo de fabricação do aço se dá com o sopro de oxigênio no gusa líquido, onde ocorre a oxidação dos elementos como carbono, fósforo, silício, manganês, produzindo assim o aço.
Produção de placas.
O processo de fabricação de placas utiliza a tecnologia do lingotamento contínuo, no qual o aço líquido sofre um resfriamento e solidificação em processo contínuo. Este processo se