Manutenção Centrada na Confiabilidade
JOINVILLE – NORTE I
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE
OSVALDO TADEU RODRIGUES JUNIOR
Projeto de Pesquisa
Joinville - SC
2012
SUMÁRIO
2 REVISÃO DE LITERATURA
Este capítulo apresenta uma revisão teórica acerca de assuntos relacionados ao tema da pesquisa tais como, tipos de manutenção, confiabilidade de equipamentos, redução dos custos de manutenção, planos de manutenção, ferramentas de qualidade, metodologia MCC e práticas de Manutenção Preditiva.
2.1 História da manutenção
No início dos anos 40 as equipes de manutenção nem existiam, no período antes da revolução industrial, onde as produções não eram seriadas e a produção basicamente era realizada sobre encomenda, a disponibilidade dos equipamentos não era a maior preocupação para as empresas. Durante a revolução industrial e com o aparecimento das máquinas, quase que na sua maioria movidas a vapor as atividades de reparo eram realizadas pelos próprios usuários que executavam suas intervenções em reparar apenas os itens com desgastes.
Segundo Branco Filho (2008) neste período não existia equipes para realizar os reparos, as atividades consistiam basicamente nas substituições de peças com fim de vida útil elevado e nas atividades de lubrificação. Com o passar dos anos algumas pessoas se destacavam nas atividades de reparo dos equipamentos, demonstrando certa vocação na execução das atividades de reparo e lubrificação, dando inicio ao aparecimento das equipes de manutenção.
Conforme Siqueira (2009), A evolução da manutenção passou basicamente por três etapas principais, denominados as gerações da manutenção, sendo que cada uma destas gerações possuem suas características próprias, estando estas ligadas a realidade de cada situação na qual as políticas e estratégias de manutenção das corporações necessitavam como pode