Segurança
A Gestão adequada de resíduos é um desafio inadiável para as sociedades modernas. O desenvolvimento das actividades económicas em que existe o risco de exposição a agentes biológicos, aumenta significativamente, designadamente em resultado do desenvolvimento da investigação das biotecnologias através das quais se procede a sua produção e utilização, e nomeadamente a sua recolha após utilização e deposição como resíduo em destino final.
Os trabalhadores podem estar expostos a agentes biológicos com riscos para a sua saúde em muitas actividades, mas com toda a certeza , o estão na actividade de recolha e tratamento de resíduos de várias espécies, sejam urbanos ou industriais, e mais intensamente nomeadamente em laboratórios de investigação, serviços hospitalares, laboratórios clínicos e de diagnóstico, matadouros, na recolha e tratamento de resíduos em diversos ramos da indústria e urbanos
Os agentes biológicos com efeitos nocivos para a saúde, podem formar-se por diversos processos, nomeadamente nos processos industriais em que o maior risco de exposição dos trabalhadores a agentes biológicos perigosos.
Identificação dos Riscos Biológicos
A noção de probabilidade ou possibilidade de ocorrência indesejada ou perigosa corresponde à definição de risco. O risco (ou factor de risco) mede a maior ou menor probabilidade da ocorrência de um evento indesejado ou perigoso.
Factor de risco - Causa de ocorrência lesão ou doença que envolve :
O aumento ou diminuição da probabilidade de adoecer ou morrer ao praticar ou evitar um comportamento.
Associada à existência dos factores de risco encontra-se a noção de risco laboral, um conceito estatístico, que quantifica uma probabilidade de ocorrência de um acontecimento mortal ou lesivo durante o exercício da actividade profissional.
Os factores de risco laboral são uma componente (inerente ou concominante) de uma qualquer actividade, que gera condições de probabilidade de grau diverso para que o acidente ou