segurança
Caminhos do Campo é um programa de pavimentação de estradas rurais levado a efeito pela secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo deste projeto é melhorar as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas com maiores concentrações de famílias agricultoras para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas associadas aos produtos perecíveis.
Alem disso o programa visa aumentar os visitantes no meio rural por meio da duplicação de propriedades ligadas ao agroturismo, atividade que gera milhares de empregos. O programa “caminhos do Campo” está levando desenvolvimento aos produtores rurais capixabas e beneficiando todo o Espírito Santo.
O programa mantém os traçados originais das estradas vicinais rurais, como este em Olivânia, município de Anchieta.
Pousadas, pesque-pague, agroindústrias de processo artesanal, artesanato rural e melhoria no escoamento da produção agrícola. Esses são alguns dos benefícios desse programa. Criado em 2003, o programa já pavimentou 626 km de estradas rurais beneficiando a mais de 30 mil moradores em 400 comunidades no interior. Com investimento de cerca de R$ 247 milhões os trechos asfaltados novas oportunidades de negócios, e mais renda e conforto para os moradores do meio rural capixaba.
Doenças ligadas ao trabalho rural
No Brasil rural, as condições de trabalho sempre foram muito precárias, especialmente a monocultura intensiva e extensiva praticada no mundo do agronegócio tem sido fonte indiscutível de desgaste e adoecimento.
Tradicialmente, o tema condições de vida, trabalho, saúde e doenças dos trabalhadores rurais do Brasil, evocam estereótipos entre eles a associação com atividades rudimentares, trabalhadores empobrecidos, socialmente marginalizados e intoxicados pelos agrotóxicos.
Apesar de que isso ainda é uma triste realidade freqüente em nosso meio, é necessário conhecer melhor o problema, na